nível é assim mesmo. Qualquer erro, por menor que seja, pode lhe tirar a primeira colocação”.
nível é assim mesmo. Qualquer erro, por menor que seja, pode lhe tirar a primeira colocação”.
Ao contrário do que escrevi no post de 1º de Novembro, a ginasta mexicana Maricela Cantú teve sua participação nos Jogos Olímpicos de Pequim confirmada por Comissão Mexicana de Desportos. A atleta havia se classificado para as Olimpíadas no último Campeonato Mundial, na Alemanha, seguindo as regras da Federação Internacional de Ginástica. Ainda assim, o Comitê Nacional dos Esportes do México achou que a ginasta não tinha chances de trazer medalhas e vetou sua ida à China.
“Estou muito feliz. Estava muito ansiosa”, disse Cantú que deve continuar treinando da mesma forma que fazia antes da boa notícia. Quem continua treinando forte também é Elsa Garcia, outra mexicana que espera resultado de solicitação de vaga para Pequim. O anúncio deveria ter sido feito semana passada, mas não aconteceu. Garcia é a melhor ginasta do México atualmente, mas estava machucada durante o Mundial, única chance de classificação.
A ginasta Daniele Hypólito, a convite do Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos de 2011, viajou, no último dia 26, para a cidade de Guadalajara, no México. A brasileira, primeira ginasta a conseguir medalha em Campeonatos Mundiais (prata no solo, em 2001, na Bélgica), se apresentará na Gala Internacional de Ginástica. O evento, criado pelos organizadores dos próximos Jogos Pan-Americanos, tem como objetivo inaugurar o complexo Pan-Americano de ginásticas rítmica e artística. A festa, que acontece no dia 29 de Fevereiro, contará com a presença de outros atletas ilustres como a atual campeã olímpica de trave e solo, a romena Catalina Ponor, a campeã européia de 2004, a ucraniana Alina Kozich, o bi-campeão olímpico de salto, o espanhol Gervasio Deffer e o atual vice-campeão olímpico de argolas, o búlgaro Jordan Jovtchev.
(foto: aleateorias.zip.net)
Atual campeã mundial, a americana Shawn Johnson, de apenas 16 anos, quer “se divertir” na Tyson American Cup, que acontece dia 01º de Março em Nova Iorque. “O único objetivo que estou colocando para mim mesma é chegar lá, sentir a adrenalina e a experiência de competir de novamente. Quero me divertir e adquirir um pouco mais de experiência e confiança para o ano que começa”, disse a ginasta que ganhou a mesma competição em 2007.
Apesar de não ter constado, inicialmente, na lista de candidatas às vagas olímpicas da equipe alemã de Ginástica Artística Feminina, Daria Bijak entrou em contato com a técnica da seleção nacional, Ulla Koch, e deixou claro que vai lutar por uma delas. A veterana de 22 anos lutará contra outras dez ginastas pelas seis vagas que garantem a viagem a Pequim.
Ela espera voltar a apresentar seus elementos mais difíceis até a decisão na Alemanha. Algumas delas já fizeram parte de suas séries no último campeonato nos Estados Unidos, mas algumas devem esperar mais um pouco, já que ela quer evitar contusões num ano tão importante. “Meus joelhos ainda me incomodam um pouco, mas dá pra continuar sem problemas. Tenho conseguido treinar com as dores e posso competir com elas também”, concluiu a ginasta.
(foto: gymbox.net)
José Mion de Carvalho é estudante de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Apaixonado por ginástica (ginasta desde os oito anos) e informação, pretende escrever e descrever tudo o que acontece no mundo da ginástica, tão pouco destacada na grande mídia. Esse blog servirá também como material de estudo da matéria Oficina de Jornalismo Digital, ministrada pelo professor André Holanda.