sexta-feira, 18 de julho de 2008

Ucrânia sonha, mas não muito.

Depois de ficarem com a nona posição no último Mundial, a equipe feminina da Ucrânia, espera, pelo menos, uma final por equipes em Pequim. A menos de um mês das Olimpíadas na China, a ginasta Darya Zgoba (foto) revela que sonhar alto já não é possível.

"Claro que a gente espera o melhor resultado. Mas nem sempre é possível estar bem preparada nas nossas condições. Os ginásios na Ucrânia praticamente não existem mais, e não existe espaço para que novos talentos surjam. Até aqui [no Centro de Treinamento] as condições são ruins. Treinamos nos mesmos aparelhos que foram comprados para a preparação de Atenas, há quatro anos", desabafa Zgoba, que foi campeã européia nas barras, em 2007.


Realista


"Ganhar é impossível. O máximo que dá é pegar final. É necessário que eu adicione algumas dificuldades na minha série de barras se eu quiser alguma medalha em Pequim. Estou trabalhando nisso, mas ainda preciso melhorar. Estou treinando um elemento que pode vir a ter meu nome, se eu submetê-lo à banca de arbitragem e executá-lo bem", conta Darya.


Outra ginasta com potencial de medalha seria Irina Krasnyanskaya, campeã mundial na trave, em 2006 e representante ucraniana em Atenas, 2004.


Situação até pior


No masculino, a equipe nem conseguiu se classificar no último campeonato Mundial. Terminando em 13º, a equipe conseguiu classificar apenas dois ginastas para os Jogos Olímpicos. Valery Goncharov, campeão olímpico de paralelas em 2004 e Alexander Vorobyev, campeão europeu de argolas, representarão o país na China. Andrei Isayev é o reserva da equipe.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Equipe canadense selecionada

O campeão olímpico de solo em Atenas, Kyle Shewfelt, encabeça a equipe, ao lado de Nathan Gafuik, Grant Golding, David Kikuchi, Brandon O'Neill e Adam Wong. Os reservas da seleção olímpica do Canadá serão Ken Ikeda e Jared Walls.

O retorno de Shewfelt chama a atenção dos fãs depois de uma difícil recuperação. Durante o Mundial de Sttutgart, em 2007, o ginasta lesionou os dois joelhos. Em função da lenta recuperação, ele não pôde competir no Campeonato Nacional, mas participou das seletivas, logo depois.

"Estou muito feliz por fazer parte da equipe e acredito que o melhor ainda está por vir", comentou animado o ginasta, que segue para sua terceira competição olímpica.

Relacionadas:

* Shewfelt concentrado em Pequim

Boa e má notícia em família

No último dia 04, dia da independência americana, Paul Hamm também declarou-se independente, mas da lesão que ele sofreu durante o Campeonato Nacional Americano, no final de maio. O campeão olímpico em Atenas já voltou aos treinos, mas com algumas precauções.


"A gente vai ter cuidado ainda. Evitaremos giros na cubital [quando o ombro e as mãos estão deslocados] e ficaremos longe da mesa de salto por enquanto. Mas nos outros aparelhos, o resultado foi satisfatório", declarou o técnico de Hamm, Miles Avery. "Não tivemos complicações ou dores. Ele está com uma atitude muito positiva e até agora estamos bem satisfeitos", concluiu.



Enquanto isso, o irmão de Paul, Morgan Hamm passou por um susto, e correu o risco de não disputar sua terceira Olimpíada. No dia 03 de Julho, a Agência Americana Anti-Doping (USADA) anunciou que exames do ginasta indicaram presença de substância proibida para atletas, durante o segundo dia de competições do Campeonato Nacional Americano.



Triamcinolone acetonide é uma substância proibida para os Comitês Olímpicos Americano e Internacional, apesar de liberado apenas para usos terapêuticos.



"Foi um erro inocente. Você sempre tem que ler os formulários. Esse foi meu erro", declarou Morgan, que foi o terceiro atleta, em oito dias, a receber um alerta da USADA.




Injeções de esteróides para reduzir dores não são usuais no universo da ginástica, onde dores musculares e lesões são normais. Como punição, Morgan Hamm perderá o título do solo, os bronzes da barra fixa e do salto e terá seu nome apagado dos resultados oficiais do Campeonato Nacional Americano 2008.



"Foi realmente um erro honesto. Ele está muito constrangido pela situação", declarou o agente do ginasta, Sheryl Shade. "Morgan sente muito por não saber que precisava preencher os formulários [atestando o uso da substância] e seu técnico sabia que esse procedimento era necessário, mas não lembrou a Morgan", concluiu.




domingo, 6 de julho de 2008

Com a medalha de bronze por equipe, a seleção brasileira feminina de ginástica encerra a última competição antes dos Jogos Olímpicos de Pequim, que começam em Agosto, na China. O evento em Roma, na Itália serviu de aquecimento e teste para algumas meninas que ainda disputam vaga na equipe olímpica.

Além do bronze por equipes, Jade Barbosa levou o bronze no individual geral, ficando atrás da romena Sandra Izbasa e da italiana Vanessa Ferrari, que empatou com Jade no pré-olímpico em Sttutgart, ano passado.

RESULTADOS:

EQUIPE:

01) ROM - 235.900
02) ITA - 230.500
03) BRA - 230.250

INDIVIDUAL GERAL:

01) Vanessa Ferrari (ITA) - 59.700
02) Sandra Izbasa (ROM) - 59.550
03) Jade Barbosa (BRA) - 58.550

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Aconteceu nesse fim de semana, na Bielorússia, o Torneio Vitaly Scherbo. A competição serviu de preparação para os ginastas brasileiros que representarão o país nas Olimpíadas de Pequim, em Agosto.
Os resultados, divulgados pela Confederação Brasileira de Ginástica, seguem abaixo:

FEMININO

Por Equipe

- 1º lugar: Brasil - 235.35 pontos
- 2º lugar: Ucrânia - 233.70
- 3º lugar: Bielorrussia - 224.00

Individual Geral

- 1º lugar: Jade Barbosa (Brasil) - 60.250 pontos
- 2º lugar: Alina Kozich (Ucrânia) - 60.050
- 3º lugar: Martha Pihan (Polônia) - 58.200

Por Aparelho

PARALELAS ASSIMÉTRICAS
- 1º lugar: Laís Souza (Brasil) 14.650 pontos
- 2º lugar: Daria Sgoba (Ucrania) 14.550 pontos
- 3º lugar: Galina Ivanets (Bielorrussia) 14.475 pontos

TRAVE
- 1º lugar: Luisa Galiulina (Uzbequistão) 15.450 pontos
- 2º lugar: Daria Sgoba (Ucrania) 15.300 pontos
- 3º lugar: Laís de Souza (Brasil) 15.025 pontos

SOLO
- 1º lugar: Nastia Zaitseva (Bielorrussia) 14.600 pontos
- 2º lugar: Marta Pihan (Polonia) 14.450 pontos
- 3º lugar: Maria Proskurina (Ucrania) 14.375 pontos
-------------------------------------------------------
- 6º lugar: Ethiene Franco (Brasil) 13.875 pontos

MASCULINO

Por Equipe

- 1º lugar: Bielorrussia - 360.700 pontos
- 2º lugar: França - 356.400
- 3º lugar: Ucrania - 339.700 Individual Geral

- 1º lugar: Dimitri Savitski (Bielorrussia) - 90.650 pontos
- 2º lugar: Benoit Karanobe (França) - 89.450
- 3º lugar: Chatilov Alexander (Israel) - 88.050
-------------------------------------------------------------------
- 10º lugar: Diego Hypolito - 83.900 pontos
- 30º lugar: Victor Rosa - 53.400

Por Aparelho

SOLO
- 1º lugar: Diego Hypolito (Brasil) - 15.625 pontos
- 2º lugar: Andrei Isaev (Ucrânia) - 14.775 pontos
- 3º lugar: Denis Savenkov (Bielorrussia) - 14.750 pontos

Fotos do evento também podem ser encontrados no site da CBG. Os ginastas Diego Hypólito e Victor Rosa voltam para o Brasil, enquanto a seleção feminina segue para outro torneio internacional, na cidade de Roma, na Itália, que acontece entre os dias 04 e 06 de julho.
Após o torneio na Itália contra as equipes da Itália, Romênia, Grécia e Espanha, as meninas voltam ao Brasil. No dia 16 de julho a equipe toda embarca para Tóquio, capital japonesa, onde fará a preparação final, no Tsukahara Center, até o início dos Jogos Olímpicos, na China.

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Ginastas brasileiros atraem grande público em Maceió

Apesar da queda de rendimento nos últimos anos, em função de lesão no pé e da própria idade, Daiane dos Santos ainda é a ginasta mais querida do País. O público alagoano, que lotou o ginásio do SESI, no centro de Maceió, para assistir ao Campeonato Brasileiro Adulto de Ginástica Artística, não parou de gritar o nome da ginasta gaúcha, finalista olímpica na prova de solo, em 2004.

Mesmo com a quarta colocação no solo, prova que a levou ao topo do pódio no Mundial de Anaheim, em 2003, Daiane foi uma das mais requisitadas estrelas da ginástica nacional para dar autógrafos e tirar fotos durante a competição, que aconteceu nos dias 13 e 14 de junho.

As ginastas da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal, do Paraná, mostraram superioridade técnica e consistência e levaram o ouro por equipes, na sexta-feira, dia 13. A prata, nesta mesma categoria, ficou com o Clube de Regatas do Flamengo, representado por, entre outras, Jade Barbosa e Daniele Hypólito. Jade não treina mais no clube carioca desde 2005, quando foi selecionada para integrar a seleção brasileira no Centro de Treinamento em Curitiba, mas ainda o representa, assim como Daniele Hypólito, que voltou a treinar no Rio esse ano, para melhor se preparar para os Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto, na China. A mudança de ares parece ter tido efeito. Hypólito, primeira medalhista brasileira em mundiais (prata na Bélgica, em 2001), parece ter recuperado a energia e confiança, ausentes nas suas últimas apresentações. O bronze por equipes ficou com o Esporte Clube Pinheiros, de São Paulo, representado por Daiane dos Santos e Lais Souza.

No masculino, o ouro foi merecidamente para o SERC, equipe de São Caetano (SP), representada pelo ginasta Arthur Zanetti, que da Copa do Mundo de Maribor, na Eslovênia, esse ano, voltou com um bronze no solo. A equipe paulista mostrou, realmente, uma superioridade em aparelhos mais difíceis como argolas e cavalo com alças. Os jovens ginastas, incluindo revelações como Renato Ribeiro, passaram pelos aparelhos com poucos erros, deixando o Esporte Clube Pinheiros e o Clube de Regatas do Flamengo, representado por Diego Hypólito, nas segunda e terceira posições, respectivamente.

Ainda na sexta-feira, foi definido o pódio da competição individual por aparelhos. Jade Barbosa, nova estrela da modalidade no país, levou três ouros no salto, barras e solo e sua colega de equipe, Daniele Hypólito garantiu a melhor posição na trave.

Entre os homens, as medalhas de ouro foram para Diego Hypólito, no salto e solo, Arthur Zanetti nas argolas, com tranquilidade, Sergio Eras, no cavalo com alças, Mosiah Rodrigues, nas paralelas e Luiz dos Anjos, na barra fixa. Resultados mais detalhados podem ser encontrados no site da Confederação Brasileira de Ginástica.

Final Individual Geral com surpresas

No dia seguinte, foi disputada a competição individual geral, onde as notas de todos os aparelhos são somadas. Ginastas como Daiane dos Santos, que não competiram todos os aparelhos no primeiro dia, não puderam disputar medalhas nesta categoria. No feminino, a surpresa ficou por conta da potiguar Ana Cláudia Silva, que treina em Curitiba, junto à seleção. Ela levou o ouro depois de apresentações consistentes e bem executadas. Jade Barbosa, terceira colocada nesta mesma categoria no Mundial de Sttutgart, na Alemanha, ano passado, ficou com a prata em Maceió, depois de contabilizar uma queda na trave e uma no salto sobre o cavalo, seu melhor aparelho. O bronze foi pendurado no pescoço de Daniele Hypólito que buscou, nessa competição, mostrar ao técnico da seleção brasileira, o ucraniano Oleg Ostapenko, que está pronta para Pequim.

O irmão de Daniele, Diego, levou o ouro na competição masculina. A prata ficou com o veterano Mosiah Rodrigues, único ginasta brasileiro em Atenas e ouro na barra fixa no Pan-Americano do Rio de Janeiro, em 2007. Victor Camargo, de São Paulo, subiu no pódio com o bronze. Outros ginastas, também favoritos a medalhas, estavam machucados durante o evento. Victor Rosa, do Flamengo, não competiu solo e salto, assim como Luiz Augusto dos Anjos, do Pinheiros. Os dois se machucaram antes mesmo da competição. Zanetti não competiu cavalo com alças, em função de pequena lesão no punho e Danilo Nogueira, do Pinheiros, caiu no salto sobre a mesa, machucando o joelho, ficando impedido de terminar a competição.

O evento teve resultados satisfatórios, deixando uma boa impressão da equipe que representará o país em Pequim. Diego Hypólito será o único representante masculino, com grandes chances de ouro no solo. No feminino, a equipe ainda não está totalmente definida. Ana Cláudia Silva, Jade Barbosa, Daniele Hypólito, Daiane dos Santos e Lais Souza parecem estar garantidas, deixando apenas uma vaga para ser disputada entre Ethiene Franco, de Curitiba e Juliana Santos, de Porto Alegre. Khiuani Dias, que tinha vaga garantida na equipe, está machucada e, segundo ela, não deve estar preparada até agosto. Independente de quem conseguir a última vaga, o Brasil estará bem representado em solo chinês.

Daiane tem segunda chance na China

A ginasta Daiane dos Santos, de 25 anos, vai ter, em Pequim, uma segunda chance de conseguir a tão esperada medalha no solo que, infelizmente, não veio em 2004. A ginasta apresentou no último fim de semana, no campeonato nacional, uma série mais difícil e melhor executada, em relação às que vinha apresentando nas últimas competições internacionais.

Ainda assim, Adriana Alves, técnica de Daiane até 2002 e que ainda tem relação com a ginasta, acredita ser quase impossível uma medalha em 2008. “A cabeça da Daiane ainda pode estar boa, mas eu sinto que o corpo dela já não é mais o mesmo”, opina Alves. Segundo ela, as chances de subir ao pódio são bastante incertas e existem ginastas atualmente superiores à brasileira. “Ela pode ser uma oportunista. Se outras ginastas mais fortes errarem, ela pode beliscar alguma coisa”.

* Essa matéria também foi publicada no site da Revista Lupa. Lá você tem acesso a outras matérias sobre ginástica artística na Bahia.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Damianova e Hopfner-Hibbs se classificam para Pequim

Nansy Damianova e Elyse Hopfner-Hibbs representarão o Canadá em Pequim, durante os Jogos Olímpicos, em agosto. Elas terminaram, respectivamente, em primeiro e segundo lugares no sistema de pontuação estabelecido em 2007, depois que o Canadá não conseguiu classificar uma equipe completa para as Olimpíadas, no Mundial de Sttutgart.


Campeã nacional em 2007, Kristina Vaculik foi prata este ano, levando pratas ainda na trave e no solo e ouros nas barras e salto. Ela era considerada por muitos a ginasta que deveria ir a Pequim ao lado de Hopfner-Hibbs, mas o sistema de pontuações criado para escolher as representantes favoreu Damianova, que nem competiu em todos os aparelhos no campeonato nacional.


Hopfner-Hibbs, por ter terminado em segundo lugar no sistema de pontos, não poderá nem levar sua técnica, Carol-Angela Orchard (na foto, ao lado da ginasta), para os Jogos Olímpicos. "Eu sei que Carol-Angela pode ir a Pequim, mas não sei se ela vai, a quantos treinos ela poderia ir. É difícil porque se não fosse por ela, não estaria aqui", disse Hopfner-Hibbs, única ginasta canadense e ganhar medalha em mundiais, com o bronze na trave em Aarhus, 2006.


* Resultados completos do Campeonato Nacional Canadense.


sábado, 7 de junho de 2008

Diego Hypólito mostra confiança para Pequim.

Em entrevista ao Tá na Área do SporTV da última terça-feira (03), Diego se mostrou confiante e assegurou que série apresentada em Moscou é só a base da que competirá em Pequim.



Fonte: G1

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Shewfelt concentrado em Pequim

O atual campeão olímpico de solo, o canadense Kyle Shewfelt de 26 anos decidiu não competir no Campeonato Nacional Canadense para continuar se recuperando de lesões nos dois joelhos, sofridas durante os treinamentos no último mundial, em 2007, em Sttutgart.


"Em primeiro lugar, vem minha segurança neste momento. Venho de uma lesão complicada e preciso me proteger. Não quero me arriscar a piorar a situação", disse o ginasta em entrevista coletiva concedida antes da abertura do evento no Canadá.


Shewfelt acredita que não participar da competição nacional não afeta suas chances de conseguir uma vaga para Pequim, em Agosto. Segundo ele, a Federação Canadense de Ginástica continua a oferecer suporte durante sua recuperação.


"Eles confiam em mim. Quando for a hora de mostrar que estou pronto, eu irei. Tenho experiência e nunca cometi erros em séries olímpicas. Me garantiram que eu participaria das seletivas e pretendo conseguir minha vaga justamente na equipe. Eu não quero que eles simplesmente me dêem a vaga. Quero provar que mereço representar o Canadá na minha terceira Olimpíada", concluiu confiante o ginasta.

Fonte: intlgymnast.com

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Jade conquista mais um ouro, Diego é prata.

Aconteceu semana passada, nos dias 29 e 30 de maio, a etapa de Moscou da Copa do Mundo. Foi a última competição internacional do Brasil antes dos Jogos Olímpicos de Pequim. Em solo russo, Diego Hypólito mostrou que já encontra-se em forma e que, com mais alguns ajustamentos, está pronto para brilhar na China. Ele levou a prata no solo.
O ouro veio com Jade, na final de salto, na qual ela empatou com a russa Anna Pavlova, bronze nessa mesma prova em Atenas, 2004. Jade foi finalista ainda na trave e solo, final esta que contou com a presença da também brasileira Ana Cláudia Silva, que fez uma belíssima prova, mostrando consistência.
Os ginastas brasileiros ainda disputarão em Maceió, Alagoas, entre os dias 12 e 15 de junho o Campeonato Brasileiro Adulto.

Copa do Mundo - Moscow 2008

Resultados:

* masculino * feminino

segunda-feira, 26 de maio de 2008

No último domingo, 25, nove ginastas australianas foram escolhidas para formarem um grupo de treinamento para as Olimpíadas de Pequim. Dessas nove atletas, seis serão escolhidas ainda para compor, finalmente, a equipe olímpica.

Depois de ficarem com o ouro e a prata na disputa do Campeonato Nacional da Austrália, Daria Joura (na foto) e Shona Morgan garantiram vaga nesse seleto grupo. Além das duas, a técnica da equipe nacional, Peggy Liddick escolheu mais sete ginastas, listadas a seguir: Georgia Bonora, Ashleigh Brennan, Emma Dennis, Amber Fulljames, Melanie Jones, Lauren Mitchell and Olivia Vivian.

domingo, 25 de maio de 2008

Daniele volta ao Flamengo

Alegando desânimo, Daniele Hypólito decidiu deixar o Centro de Treinamento de Curitiba, onde treina toda a seleção brasileira feminina de ginástica, para voltar a treinar no Flamengo, no Rio de Janeiro.

Sentindo-se desmotivada, a ginasta de 23 anos acredita que estar perto do irmão, Diego Hypólito, e da família pode ajudá-la a recuperar o ânimo para competir em mais uma Olimpíadas, sua terceira.


Daniele garante que, diferentemente de 2005, quando deixou a seleção depois de desentendimento com o técnico ucraniano Oleg Ostapenko, dessa vez a volta ao Rio foi pacífica. "O Oleg me deu boa sorte. Agora, tenho que me empenhar nos treinamentos. Vou tentar melhorar meu ânimo ficando perto da família", disse a atleta.

Hamm corre risco de não disputar terceira Olimpíadas

Campeão olímpico no Individual Geral em 2004, nos Jogos Olímpicos de Atenas, o americano Paul Hamm corre o risco de não participar de sua terceira Olimpíadas e, consequentemente, não defender o título.

Durante o campeonato nacional americano, nesta quinta-feira, Hamm sofreu uma lesão no braço direito e deve ficar, pelo menos, um mês afastado de competições. O ginasta não poderá participar da seletiva para compor a equipe que vai a Pequim, entre os dias 19 e 22 de junho.


O técnico dele, Miles Avery, no entanto, acredita que seu atleta já tem vaga garantida na equipe olímpica. Segundo Avery, será necessária uma petição para que ele integre a equipe, tendo Paul Hamm que provar posteriormente que está em forma para a competição na China.


fonte: UOL

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Salvador fica de fora de projeto da CBG

Foi lançado nesse fim de semana o projeto “Centro de Excelência CAIXA – Jovem Promessa de Ginástica”, em Curitiba. Uma parceria entre a Confederação Brasileira de Ginástica e a Caixa Econômica Federal criou 18 centros que serão desenvolvidos em todas as regiões do País. O projeto pretende beneficiar 2.700 crianças e popularizar o esporte no Brasil.


De acordo com a assessoria da CBG, a implantação dos Centros de Excelência é a realização de um projeto que há vários anos vem sendo desenvolvido pela instituição. “Agora com o sonho realizado a ginástica só tem a ganhar. Com muito trabalho e dedicação chegaremos a 2016 colhendo os frutos deste projeto”, comenta Vicélia Florenzano, presidente da Confederação.


Para a consolidação do projeto, a Caixa Econômica Federal investiu R$ 1.052.500,00 (um milhão cinqüenta e dois mil e quinhentos reais) na compra de aparelhos, uniformes e pagamento dos monitores até dezembro de 2008.


As unidades dos Centros estão sendo implantadas nos estados de Alagoas, Amazonas, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Sergipe, Brasília, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro e Pará.


Fico triste apenas com o fato de Salvador não ter sido escolhida como sede de um dos centros. Muitos talentos foram se perdendo nos últimos anos porque os ginásios existentes na capital baiana não apresentam as melhores condições para o desenvolvimento dos atletas. Além disso, as mensalidades são caras e conceder bolsas a talentos de baixa renda torna a situação mais complicada ainda. Espero, no entanto, que o projeto, ao longo dos anos, possa ser expandido.

fonte: CBG

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Especialistas garantem ouros em Lausanne

No último dia do Campeonato Europeu Masculino, em Lausanne, na Suíça, grandes nomes da ginástica atual garantiram o ouro nas suas especialidades. Mitja Petkovsek, da Eslovênia, com 16.025, levou a melhor nas paralelas. Leszek Blanik, da Polônia, conseguiu 16.562 para ficar em primeiro no salto e Fabian Hambuechen conseguiu o ouro na barra fixa. Os três já haviam sido campeões mundiais em 2007 nos mesmos aparelhos.

A estrela do cavalo com alças atualmente, que tem a belíssima técnica das tesouras como marca registrada, o húngaro Kristian Berki alcançou 16.025 para a vitória. Yuri van Gelder mostrou que é um dos melhores nas argolas, apesar de não ter conseguido vaga para Pequim. Os dois últimos ginastas foram medalhistas de prata no mundial de Sttutgart, ano passado. Finalizando a contagem, o russo Anton Golotsutskov levou o ouro no solo.
Abaixo, os resultados completos:
Solo:
1. Anton Golotsutskov RUS 15.700
2. Razvan Selariu ROM 15.650
3. Fabian Hambüchen GER 15.375
4. Maxim Deviatovski RUS 15.150
5. Dmirty Savitsky BLR 14.950
6. Manuel Campos POR 14.900
7. Enrico Pozzo ITA 14.875
8. Kristian Thomas GBR 14.850

Cavalo com Alças:
1. Krisztian Berki HUN 16.025
2. Filip Ude CRO 15.625
3. Robert Seligman CRO 15.550
4. Flavius Koczi ROM 15.450
5. Harutyum Merdinyan ARM 15.125
6. Donna-Donny Truyens BEL 14.975
7. Nikolai Kryukov RUS 14.500
8. Dmitry Savitsky BLR 14.050

Argolas:
1. Yuri van Gelder NED 16.500
2. Jordan Jovtchev BUL 16.200
3. Danny Rodrigues FRA 16.050
4. Irodotos Georgallas CYP 15.500
5. Eduard Gholub ISR 15.375
6. Alexander Vorobyov UKR 15.325
7. Maxim Deviatovski RUS 14.825
8. Yuri Ryazanov RUS 14.625

Salto:
1. Leszek Blanik POL 16.562
2. Dmitry Kasperovich BLR 16.400
3. Daniel Popescu ROM 16.350
4. Anton Golotsutskov RUS 16.175
5. Razvan Selariu ROM 15.975
5. Jeffrey Wammes NED 15.975
5. Fabian Hambüchen GER 15.975
8. Yevgeny Sapronenko LAT 15.525

Paralelas:
1. Mitja Petkovsek SLO 16.025
2. Yann Cucherat FRA 16.000
3. Nikolai Kryukov RUS 15.875
4. Valery Goncharov UKR 15.775
5. Fabian Hambuechen GER 15.700
6. Alexander Tsarevich BLR 15.575
7. Maxim Devyatovsky RUS 15.275
8. Vasileios Tsolakidis GRE 14.475

Barra Fixa:
1. Fabian Hambüchen GER 16.025
2. Vlasios Maras GRE 15.850
3. Aljaz Pegan SLO 15.300
3. Umit Samiloglu TUR 15.300
5. Jeffrey Wammes NED 14.750
6. Igor Cassina ITA 14.500
7. Robert Weber GER 14.225
8. Roman Kulesza POL 13.650

Daiane, Daniele e Ethiene competem na China

No palco das Olimpíadas, acontecem as competições de uma das etapas da Copa do Mundo 2008. As ginastas brasileiras Daiane dos Santos, Daniele Hypólito e Ethiene Franco, novata em competições do circuito adulto da Federação Internacional de Ginástica, embarcaram no fim de semana para disputarem o evento que acontece em Tianjin, cidade que abrigou o Campeonato Mundial de 1999.
As competições de classificação acontecem na quarta-feira (14) e as finais no dia seguinte. A SporTV mais uma vez vai transmitir a competição, às 03:00 de quinta-feira (15), horário de Brasília.

sábado, 10 de maio de 2008

Rússia ganha Europeu Masculino

Ao contrário do feminino, os russos não decepcionaram e, com quase três pontos de diferença, levaram o ouro por equipes no Campeonato Europeu masculino que acontece em Lausanne, Suíça.


A equipe russa, que era atual campeã européia, deixou pra trás a Alemanha e a Romênia. O técnico russo, Andrei Rodionenko, foi sensato na sua comemoração. "No geral, estou feliz com a equipe. Em Beijing, no entanto, a competição vai ser mais afiada. Atualmente, o centro da ginástica está na Ásia e não na Europa", concluiu o técnico fazendo referência, principalmente, às equipes da China (campeã olímpica em 2000 e atual campeã mundial) e do Japão (campeã olímpica em 2004).

Campeonato Europeu Masculino 2008

Final por Equipes:

1. Russia 272.450
2. Germany 269.575
3. Romania 268.950
4. Belarus 266.450
5. France 266.350
6. Ukraine 265.875
7. Switzerland 264.900
8. Italy 263.475

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Equipes do Japão definidas para Pequim

Hiroyuki Tomita e Takehiro Kashima garantiram suas vagas para as Olimpíadas de Pequim, em Agosto. As notas obtidas pelos ginastas na NHK Cup foi somada com a da seletiva anterior, em abril. Nessa contagem de pontos, Tomita levou a melhor.

Baseado nessas combinações de resultados das duas competições, os três primeiros colocados no Individual Geral e os três primeiros em cada aparelho qualificariam para os Jogos Olímpicos da China. Kashima e Tomita serão os únicos ginastas da equipe que também estiveram em Atenas, em 2004, onde levaram o ouro por equipes.

Os outros quatro ginastas que completam a equipe japonesa são Kohei Uchimura, Koki Sakamoto, Makoto Okiguchi e Takuya Nakase.

Já entre as mulheres, Kyoko Oshima, única japonesa em Atenas, garantiu a primeira vaga da equipe que vai completa desta vez à China. Miki Uemura garantiu a segunda vaga, seguida de Yu Minobe, Koko Tsurumi, Yuko Shintake e Mayu Kuroda, finalista de barras no Mundial de 2005.

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Novo Cassina!

O ginasta italiano Igor Cassina, campeão olímpico de barra fixa em Atenas 2004, promete apresentar um novo elemento em Pequim. O ginasta já tem um elemento no Código de Pontuações com o nome dele.

Brasil leva "quase" medalha em Maribor

Depois de uma excelente prova e dos erros dos adversários, Mosiah Rodrigues estava com o bronze na mão na prova de barra fixa, na etapa de Maribor da Copa do Mundo. No entanto, um recurso do técnico do suíço Christoph Scharer aumentou sua nota de 14.775 para 14.875, superando o brasileiro em apenas 0,050. Ainda assim, foi um resultado satisfatório para o ginasta que passou sem erros pelo aparelho.

Os resultados completos da competição você encontra nos links abaixo:
Relacionadas:

sábado, 26 de abril de 2008

Zanetti leva bronze no solo

O novato Arthur Zanetti provou hoje que a ginástica masculina do Brasil tem novas estrelas. O ginasta, em sua primeira Copa do Mundo se classificou para duas finais e ainda conquistou o bronze no solo com uma série de boas dificuldades e execução. Zanetti ainda conseguiu a 6ª posição na final das argolas, ficando atrás de grandes nomes da prova como o holandês Yuri van Gelder e Danny Rodrigues, da França. Foi a primeira vez que um brasileiro conseguiu vaga nas argolas em copas do mundo fora do Brasil! Uma série com boas dificuldades e ótima execução.

Amanhã, no mesmo horário (9h), a SporTV transmite o segundo dia de finais, com a presença de Mosiah Rodrigues, atual campeão pan-americano na barra fixa.

Relacionadas:

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Zanetti supera expectativas em Maribor

Com duas finais para disputar amanhã, o novato Arthur Zanetti foi o melhor brasileiro na etapa da Eslovênia da Copa do Mundo. O ginasta garantiu a 4ª posição no solo e a 5ª nas argolas. Enquanto isso, o veterano Mosiah Rodrigues foi o 8º melhor na barra fixa e compete novamente no domingo.

As meninas, no entanto, não tiveram os melhores resultados. Numa competição de nível relativamente baixo, Juliana Santos e Milena Miranda não surpreenderam. As duas ficaram, respectivamente com a 16ª e 17ª posições no solo. Juliana ficou próxima da final de trave, mas pela nota obtida dos juízes, deve ter caído do aparelho, perdendo a chance de disputar medalha. Nesse mesmo aparelho, Milena ficou em 20º lugar. Já nas barras, Milena foi melhor, conseguindo a 10ª posição, deixando Juliana na 15ª posição.
Amanhã as competições começam às 9h, com transmissão da SporTV.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Copa do Mundo - Eslovênia

A equipe brasileira desembarcou ontem na cidade de Maribor, na Eslovênia, para disputar mais uma etapa da Copa do Mundo. A competição acontece entre os dias 25 e 27 de abril.
Os brasileiros que integram a equipe são os novatos Arthur Zanetti e Milena Miranda e os mais experientes Mosiah Rodrigues, ouro na barra fixa nos últimos Jogos Pan-Americanos, no Rio e Juliana Santos, integrante da seleção brasileira no Mundial de Aarhus, em 2006. Daniele Hypólito, que estava escalada para participar da competição, se recupera de pequena lesão no ombro.
O canal SporTV ainda não divulgou programação completa para o fim de semana. Até lá, aviso se o evento será ou não transmitido.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Cottbus 2008 - Resultados 2

Concluindo a etapa de Cottbus da Copa do Mundo, a China garantiu mais alguns ouros, mostrando que está preparada para os Jogos Olímpicos de Pequim. Na final de trave, Xiao Sha levou o ouro com uma série muito bem executada, deixando a compatriota Li Shanshan - que sofreu uma queda - com a prata e a romena Sandra Izbasa e a alemã Oksana Chusovitina empatadas com o bronze. No solo, Izbasa levou o ouro, com uma série muito limpa, apesar da música não ter muito a ver com ela. Jade levou a prata com uma série muito limpa, mas a nota abaixo do esperado. O bronze foi para a chinesa Xiao Sha que deixou Daiane dos Santos em 4º lugar. A brasileira fez uma série limpa, mais simples do que o normal, mas ainda está visivelmente receosa de chegar firme das acrobacias.

Trave:

1. Xiao Sha CHN 16.125
2. Li Shanshan CHN 15.325
3. Sandra Izbasa ROU 15.300
3. Oksana Chusovitina GER 15.300
5. Adela Sajn SLO 15.075
6. Katja Abel GER 14.825
7. Steliana Nistor ROU 14.625
8. Sanne Wevers NED 14.300

Solo Feminino:

1. Sandra Izbasa ROU 15.300
2. Jade Barbosa BRA 14.625
3. Xiao Sha CHN 14.500
4. Daiane Dos Santos BRA 14.350
5. Yasmin Zimmermann SUI 14.150
6. Anastasia Koval UKR 14.125
7. Katja Abel GER 13.950
8. Anna Myzdrikova RUS 13.725

No salto masculino, os que menos erraram levaram as medalhas. O ucraniano Alexander Yakubovsky foi o último a se apresentar, deixando para trás todos os outros sete concorrentes. Andrei Isayev, outro ucraniano levou a prata, junto com o alemão Fabian Hambüchen. Na paralela, o chinês Li Xiaopeng - campeão olímpico em Sidney, bronze em Atenas e campeão mundial em 2003 - mostrou que quer outro título em casa e levou o ouro com uma boa margem do segundo colocado, o alemão Hambüchen. O bronze ficou com Samuel Piasecky. Outros favoritos da prova, Mitja Petkovsek da Eslovênia e o grego Vasileios Tsolakidis caíram durante a execução das séries. Na barra fixa, onde os chineses tinham pouca tradição, Kai Zou levou o ouro numa competição disputadíssima. A prata foi para o grego, bi-campeão mundial, Vlasios Maras e o bronze para Li Xiaopeng.

Salto Masculino:

1. Alexander Yakubovsky UKR 16.300
2. Andrei Isayev UKR 15.937
2. Fabian Hambüchen GER 15.937
4. Luis Rivera PUR 15.875
5. Nathan Gaifuk CAN 15.850
6. Tomas Gonzales CHI 15.650
7. Marcel Nguyen GER 15.450
8. Yernar Yerimbetov KAZ 15.175

Paralelas Masculinas:

1. Li Xiaopeng 16.250 CHN
2. Fabian Hambüchen GER 15.825
3. Samuel Piasecky SVK 15.550
4. Alexander Tsarevich BLR 15.525
5. Mitja Petkovsek SLO 15.175
6. Vasileios Tsolakidis GRE 15.000
7. Adam Kierzkowsi POL 14.650
8. Kevin Tan USA 13.700

Barra Fixa:

1. Zou Kai CHN 16.050
2. Vlasios Maras GRE 16.000
3. Li Xiaopeng CHN 15.975
4. Fabian Hambüchen GER 15.550
5. Nikolai Kuksenkov UKR 15.450
6. Timur Kuzmin RUS 15.025
7. Martin Konecny CZE 14.650
8. Yevgeny Bogonosyuk UKR 13.675

Cottbus 2008 - Resultados

Aconteceu nesse fim de semana a etapa de Cottbus da Copa do Mundo. Entre os brasileiros, apenas Jade Barbosa e Daiane dos Santos garantiram vagas nas finais. Na final de salto, sem surpresas, Oksana Chusovitina, campeã mundial, levou o ouro, deixando Jade com a prata e a suíça Ariella Kaeslin com o bronze. Já na final de barras, a China provou sua superioridade, levando o ouro com uma diferença de quase dois pontos. He Kexin conseguiu 16.850 na sua bela prova, deixando a inglesa Becky Downie com a prata, apesar da boa série também. O bronze ficou nas mãos da alemã Katja Abel.

Salto Feminino:

1. Oksana Chusovitina GER 15.150
2. Jade Barbosa BRA 14.512
3. Ariella Käslin SUI 14.287
4. Anastasia Marachkovskaya BLR 14.100
5. Aisha Gerber CAN 13.900
6. Enikö Korcsmaros HUN 13.975
7. Alyssa Brown CAN 13.475
7. Anna Myzdrikova RUS 13.475

Barras Femininas:

1. He Kexin CHN 16.850
2. Rebecca Downie GBR 14.975
3. Katja Abel GER 14.425
4. Jenny Brunner GER 14.400
5. Anastasia Koval UKR 13.700
6. Jade Barbosa BRA 13.650
7. Kristina Goryunova RUS 12.975
7. Lenika de Simone ESP 12.975

No solo masculino, muitas séries de grande dificuldade, com belíssimas sequências, mas quedas de grande parte dos ginastas. O alemão Fabian Hambüchen realizou uma série muito segura e limpa, garantido o ouro. A prata ficou com o ucraniano Yevgeny Bogonosyuk e o bronze com o canadense Nathan Gafuik. Os favoritos Kai Zou (CHN) e Tomas Gonzales (CHI) caíram durante a série. Na final do cavalo, o húngaro Krisztian Berki fez uma série incrível, com amplitude e levou o ouro com tranquilidade. Louis Smith (GBR) ficou em 2º e o croata Robert Seligman ficou em 3º. Outro favorito, o inglês Daniel Keatings caiu no meio da série e terminou em 6º lugar. Terminando a competição do sábado, a final de argolas foi um show de força. O favoritíssimo - que, infelizmente, não estará em Pequim - Yuri van Gelder (HOL) levou o ouro com série impecável, deixando o americana Kevin Tan e o ucraniano Alexander Vorobyov com a prata e bronze, respectivamente.

Solo Masculino:

1. Fabian Hambüchen GER 15.300
2. Yevgeny Bogonosyuk UKR 15.200
3. Nathan Gaifuk CAN 15.075
4. Sascha Palgen LUX 15.000
5. Zou Kai CHN 14.750
6. Alexander Yakubovsky UKR 14.374
7. Tomas Gonzales CHI 14.300
8. Filip Ude CRO 14.250

Cavalo com Alças:

1. Krisztian Berki HUN 16.225
2. Louis Smith GBR 15.875
3. Robert Seligman CRO15.650
4. Alexander Tsarevich BLR 15.200
5. Donna-Donny Truyens BEL 15.175
6. Daniel Keatings GBR 15.150
7. Nikolai Kuksenkov UKR 14.950
8. Ruslan Nigmadzyanov RUS 14.175

Argolas:

1. Yuri van Gelder NED 16.625
2. Kevin Tan USA 16.075
3. Alexander Vorobyov UKR 15.925
4. Mateo Angioletti ITA 15.525
5. Ruslan Nigmadzyanov RUS 15.325
5. Timur Kurbanayev KAZ 15.325
7. Irodotos Giorgallas CYP 15.275
8. Isaac Botella ESP 15.025

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Classificatórias - Cottbus '08

Uma das mais tradicionais etapas da Copa do Mundo começou hoje. Na edição de 2008 da etapa de Cottbus, Alemanha, muitas surpresas agradáveis e algumas nem tanto. Claro que é cedo para tirar conclusões, até porque se basear só em notas sem acompanhar as apresentações não é a melhor forma de julgar um ginasta. O que ficou claro é que os chineses estão mais do que prontos para levarem o máximo de medalhas possíveis em Pequim! He Kexin, a nova grande estrela nacional, conseguiu hoje a maior nota da ginástica feminina do novo Código de Pontuações: 16.80 (!) nas barras. A ginasta foi a primeira colocada na sua especialidade, enquanto Li Shanshan foi a melhor do dia na trave. Entre os homens, Zou Kai foi o primeiro no solo e Li Xiaopeng (campeão olímpico e mundial de barras paralelas) lidera seu melhor aparelho.

Os brasileiros não conseguiram os melhores resultados, mas veremos amanhã (SporTV - 09h) Daiane dos Santos e Jade Barbosa brigando por medalhas. Daiane conseguiu a última vaga na final do solo com uma nota bem baixa de 13.750. De acordo com membros de fóruns especializados, a ginasta realizou uma série simples e, por pouco, não garante a vaga. Já Jade Barbosa provou que é a brasileira mais completa atualmente. Classificada para três finais, Jade deve lutar por medalhas no salto e no solo, aparelhos nos quais ficou na 2ª posição. A terceira brasileira na competição, Ana Cláudia Silva fez uma boa série de trave, sem quedas, mas terminou na 10ª posição, a duas vagas da final. Além da trave, ela competiu nas barras, mas, pela nota obtida, deve ter caído.

Quanto ao masculino, uma apresentação muito abaixo do esperado de Victor Rosa e Luiz Augusto dos Anjos. Os meninos não garantiram nenhuma final e obtiveram notas pouco louváveis. Victor foi 18º no solo e 27º no salto (aparentemente, realizou apenas um salto, no qual deve ter se machucado - baseado na nota de 7.350). Guto, por sua vez, ficou em 47º no cavalo com alças e 29º nas paralelas.

Confira a lista dos classificados para as provas de amanhã e de domingo:

Solo Masculino:

1. Zou Kai CHN 15.600
2. Fabian Hambüchen GER 15.525
3. Tomas Gonzales CHI 15.425
4. Alexander Yakubovsky UKR 15.375
5. Yevgeny Bogonosyuk UKR 15.150
6. Sascha Palgen LUX 15.125
7. Nathan Gafuik CAN 15.125
8. Filip Ude CRO 14.925

Cavalo com Alças:

1. Daniel Keatings GBR 15.800
2. Krisztian Berki HUN 15.800
3. Robert Seligman CRO 15.525
4. Louis Smith GBR 15.350
5. Alexander Tsarevich BLR 15.325
6. Donna-Donny Truyens BEL 15.125
7. Nikolai Kuksenkov UKR 15.075
8. Ruslan Nigmadzyanov RUS 15.050

Argolas:

1. Yuri van Gelder NED 16.050
2. Kevin Tan USA 16.025
3. Timur Kurbanbayev KAZ 15.775
4. Mateo Angioletti ITA 15.675
5. Irodotos Giorgallas CYP 15.325
6. Ruslan Nigmadzyanov RUS 15.300
7. Alexander Vorobyov UKR 15.250
8. Isaac Botella ESP 15.075

Salto Masculino:

1. Leszek Blanik POL 16.337
2. Andrei Isayev UKR 16.062
3. Alexander Yakubovsky UKR 15.950
4. Luis Rivera PUR 15.912
5. Fabian Hambüchen GER 15.900
6. Tomas Gonzales CHI 15.700
7. Yernar Yerimbetov KAZ 15.675
8. Marcel Nguyen GER 15.637

Paralelas Simétricas:

1. Li Xiaopeng CHN 16.500
2. Fabian Hambüchen GER 15.950
3. Alexander Tsarevich BLR 15.600
4. Vasileios Tsolakidis GRE 15.525
5. Samuel Piasecky SVK 15.475
6. Mitja Petkovsek SLO 15.400
7. Adam Kierzkowsi POL 15.325
8. Kevin Tan USA 15.225

Barra Fixa:

1. Fabian Hambüchen GER 16.075
2. Li Xiaopeng CHN 15.925
3. Zou Kai CHN 15.825
4. Nikolai Kuksenkov UKR 15.300
5. Timur Kuzmin RUS 15.075
6. Robert Weber GER 15.000
7. Vlasios Maras GRE 14.975
8. Martin Konecny CZE 14.875
Salto feminino:

1. Oksana Chusovitina GER 15.225
2. Jade Barbosa BRA 14.850
3. Anastasia Marachovskaya BLR 14.150
4. Enikö Korcsmaros HUN 14.075
5. Aisha Gerber CAN 14.050
6. Areilla Käslin SUI 14.012
7. Anna Myzdrikova RUS 13.825
8. Alyssa Brown CAN 13.762
Paralelas Assimétricas:

1. He Kexin CHN 16.800
2. Anastasia Koval UKR 15.425
3. Lenika de Simone ESP 14.150
4. Katja Abel GER 14.150
5. Jenny Brunner GER 14.100
6. Jade Barbosa BRA 14.050
7. Rebecca Downie GBR 14.025
8. Kristina Goryunova RUS 13.875
Trave:

1. Li Shanshan CHN 16.000
2. Steliana Nistor ROM 15.725
3. Sandra Izbasa ROM 15.250
4. Xiao Sha CHN 14.925
5. Sanne Wevers NED 14.875
6. Oksana Chusovitina GER 14.800
7. Adela Sajn SLO 14.625
8. Katja Abel GER 14.625

Solo Feminino:

1. Sandra Izbasa ROM 15.000
2. Jade Barbosa BRA 14.350
3. Xiao Sha CHN 14.275
4. Anna Myzdrikova RUS 13.975
5. Anastasia Koval UKR 13.900
6. Katja Abel GER 13.800
7. Yasmin Zimmermann SUI 13.800
8. Daiane Dos Santos BRA 13.750

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Brasil tenta boas colocações em Cottbus

Victor Rosa, Luiz Augusto dos Anjos, Daiane dos Santos, Jade Barbosa e Ana Claudia Silva viajaram no último dia 07, segunda-feira, para a Alemanha, onde disputarão a primeira competição do Brasil em 2008. A etapa da Copa do Mundo de Cottbus acontece entre os dias 09 e 13 de abril e será transmitida ao vivo pelo SporTV (sábado e domingo, às 09h).

A competição vai ser importante, principalmente para as meninas, que lutarão por vagas na equipe olímpica. Ana Cláudia (na foto) vai ter a oportunidade de se mostrar mais consistente perante a equipe técnica e Daiane dos Santos deverá provar que está recuparada das lesões que atrapalharam seu desempenho em 2007.
Relacionada:

COB prega importação de técnicos e construção de CTs

Municiado pela Lei Piva, o Comitê Olímpico Brasileiro traça metas e enumera sugestões para as confederações. Entre os conselhos estão a contratação de técnicos estrangeiros, a manutenção de centros de treinamento, o pagamento de ajuda de custo a atletas e a formação de seleções olímpicas permanentes.

Em 2000, último ano antes da aprovação da Lei Piva, apenas 19% das confederações olímpicas tinham estrangeiros em suas comissões técnicas. Na preparação para Pequim, o número saltou para 65%. Na pesquisa, foram computadas apenas entidades de esportes presentes na Olimpíada de Pequim que são beneficiadas pela Lei Piva e sujeitas, portanto, às sugestões do COB.

Afora a ginástica, nenhum esporte conseguiu, via solução estrangeira, um crescimento técnico suficiente para alçá-lo a candidato a medalha já na Olimpíada de Pequim.

Espaço privilegiado para que modalidades garantam boa condição de treinamento, os CTs, próprios ou fruto de parcerias, tornaram-se mais comuns. Há oito anos, antes de Sydney, só 12% das confederações tinham centros para preparar competidores. Para Pequim, 58% das entidades têm local exclusivo para treinos.

Com mais dinheiro em caixa, 77% das entidades pagam ajuda de custo a atletas, sejam eles adultos ou de categorias de base. Boa parte dos que não recebem já é contemplada pelo Bolsa-Atleta, programa do Ministério do Esporte que beneficia 1.031 esportistas em 2008.

Atualmente, 77% das entidades têm algum tipo de equipe permanente, seja adulta ou, em casos específicos, de base. Outros esportes, como ginástica artística e tiro esportivo, porém, privilegiaram a elite. Em alguns casos, foi a saída encontrada para conseguir a tão sonhada massificação.

"No início, ficamos indecisas. Mas preferimos investir em atletas para resultados internacionais. Dá mais visibilidade e torna a modalidade mais conhecida", aponta Eliane Martins, supervisora de seleções da confederação de ginástica.
(fonte: Folha OnLine)

terça-feira, 8 de abril de 2008

Diego Hypólito recebeu alta hoje do Hospital Copa D’Or, no Rio de Janeiro. O ginasta havia sido internado na última quinta-feira, com suspeita de dengue. A equipe médica confirmou a doença após exame de sorologia. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, Diego passa bem e volta à fisioterapia para cuidar do joelho recém operado.

Diego se mostrou positivo em entrevista ao Globo Esporte e declarou que não vai deixar "um mosquito atrapalhar a preparação para Pequim". Ele relembrou que, em 2005, quando conquistou o título mundial, tinha ficado sete meses parados, se recuperando de lesão.

Falando em lesão, a irmã de Diego, Daniele Hypólito, também sofre um pouco com dores. A atleta, no entanto, declarou que não há com o que se preocupar e que o tratamento na lesão do ombro é simples.

Fonte: Globo Esporte - TV Globo

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Depois do show de erros nas competições por equipe, as russas - ou melhor, UMA russa - mostrou serviço no último dia do Campeonato Europeu 2008. A atual campeã mundial de barras, Ksenia Semyonova (na foto), mostrou que deve ser uma das apostas da Rússia em Pequim e uma das poucas chances reais de medalha. Ela levou pra casa dois ouros, nas barras e na trave.

O ouro no salto ficou com a veterana, naturalizada alemã, Oksana Chusovitina (campeã mundial de solo em 1991!) e no solo, o alto do pódio foi ocupado pela romena Sandra Izbasa. Favoritas a medalha no salto e barras, respectivamente, a russa Anna Pavlova (bronze em Atenas) e a inglesa Beth Tweddle, não conseguiram os resultados esperados.



Salto:

1. Oksana Chusovitina GER 14.812
2. Carlotta Giovannini ITA 14.662
3. Francesca Benolli ITA 14.462
4. Ariella Kaeslin SUI 14.362
5. Anna Pavlova RUS 14.337
6. Anastasia Marachkovskaya BLR 14.237
7. Enikoe Korcsmaros HUN 14.162
8. Rebecca Downie GBR 13.500

Barras paralelas:


1. Ksenia Semyonova RUS 15.900
2. Steliana Nistor ROM 15.800
3. Daria Zgoba UKR 15.625
4. Beth Tweddle GBR 15.475
5. Anastasia Koval UKR 15.425
6. Lia Parolari ITA 14.825
7. Karina Myasnikova RUS 14.800
8. Rebecca Downie GBR 14.700

Trave:

1. Ksenia Semyonova RUS 15.950
2. Sandra Izbasa ROM 15.450
2. Alina Kozich UKR 15.450
4. Pauline Morel FRA 15.300
5. Vanessa Ferrari ITA 15.175
6. Steliana Nistor ROM 15.075
6. Lenika de Simone ESP 15.075
8. Marina Proskurina UKR 14.650

Solo:

1. Sandra Izbasa ROM 15.775
2. Beth Tweddle GBR 15.525
3. Anamaria Tamarjan ROM 14.975
4. Marine Petit FRA 14.900
5. Anna Pavlova RUS 14.875
6. Oksana Chusovitina GER 14.850
7. Cassy Vericel FRA 14.775
8. Alina Kozich UKR 14.700

Relacionadas:

* Galeria de imagens International GYMNAST Magazine

Romênia ganha ouro na França

Repetindo a boa atuação das classificatórias, as romenas levaram o ouro por equipe no Campeonato Europeu 2008, que aconteceu na cidade de Clermont-Ferrand, França. A equipe russa, que era a favorita nesta edição da competição, voltou a cometer erros na final por equipes e terminou com a prata. A França levou o bronze, apesar de terem perdido a veterana Isabelle Severino no primeiro dia de competições, em função de uma lesão ao se apresentar no solo. A Itália, atual detentora do título, caiu para a quarta posicão esse ano.

Campeonato Europeu 2008 // Final por equipes feminina

1. ROM 181.525

2. RUS 179.475

3. FRA 177.175

4. ITA 175.775

5. UCR 175.475

6. GBR 174.050

7. GER 170.850

8. HOL 166.825

A competição prova que consistência ainda é a palavra-chave quando se fala da Romênia. Apesar de não estarem na melhor fase, não seria surpresa vê-las em Pequim em cima do pódium. As russas, desde que a URSS acabou, vem mostrando boa ginástica, originalidade, mas nenhuma consistência. Até ginastas mais experientes, como Anna Pavlova (prata e bronza em Atenas, na foto), cometeram erros que custaram o ouro. Enquanto isso, a França mostra que vem forte para Pequim. Não com chances de brigar por medalha, mas mostra uma equipe mais homogênea, ao contrário da Itália que parece ainda sustentada em apenas uma ginasta, Vanessa Ferrari.

Suspeita de dengue é confirmada

Diego Hypólito está internado no Hospital Copa D'or, no Rio de Janeiro, com suspeita de dengue desde a última quinta-feira. O atleta apresentou sintomas como febre, dores de cabeça, dores musculares e cansaço, mas o diagnóstico ainda não havia sido comprovado.
Hoje, no entanto, os médicos Robson de Bem e Erika Caramez, confirmaram que o ginasta está com a doença. A previsão de alta é para esta semana, mas a volta aos treinos pode ser adiada por mais alguns dias.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Romênia lidera classificatórias do Europeu 2008

Contrariando grande parte das opiniões que circulavam no meio do esporte, a equipe romena surpreendeu e garantiu a vaga para a final por equipes (que acontece no Sábado) do Campeonato Europeu 2008 na primeira colocação. Os grandes destaques foram Sandra Izbasa (na foto) e Steliana Nistor. A equipe russa, preferida para o ouro em Clermont-Ferrand, França, cidade onde acontece a competição, ficou na segunda colocação, depois de perder a ginasta Yulia Lozhecko, que adoeceu. Lozhecko é a atual campeã nacional russa. A atual campeã européia, a italiana Vanessa Ferrari, garantiu vaga apenas na final de trave.

Seguem os resultados:


Campeonato Europeu 2008 // Clermond-Ferrand, França


Classificatórias por equipe:

1. ROM 181.350
2. RUS 176.425
3. ITA 175.450
4. FRA 174.600
5. GBR 174.050
6. GER 173.650
7. UCR 173.375
8. HOL 165.425

Finalistas por aparelho:

* Salto:

1. Oksana Chusovitina GER 15.000
2. Carlotta Giovannini ITA 14.837
3. Anna Pavlova RUS 14.712
4. Francesca Benolli ITA 14.462
5. Ariella Käslin SUI 14.325
6. Becky Downie GBR 14.275
7. Enikoe Korcsmaros HUN 14.087
8. Anastasia Marachkovskaya BLR 14.075

* Barras Assimétricas:

1. Beth Tweddle GBR 15.925
2. Ksenia Semyonova RUS 15.875
3. Anastasia Koval UKR 15.575
4. Becky Downie GBR 15.425
5. Steliana Nistor ROM 15.400
6. Daria Zgoba UKR 15.375
7. Lia Parolari ITA 15.250
8. Karina Myasnikova RUS 15.125

* Trave:

1. Sandra Izbasa ROM 15.875
2. Steliana Nistor ROM 15.800
3. Pauline Morel FRA 15.475
4. Marina Proskurina UKR 15.300
5. Vanessa Ferrari ITA 15.225
6. Lenika de Simone ESP 15.200
7. Alina Kozich UKR 15.100
8. Ksenia Semyonova RUS 15.025

* Solo:

1. Sandra Izbasa ROM 15.700
2. Beth Tweddle GBR 15.475
3. Cassy Vericel FRA 15.325
4. Anamaria Tamarjan ROM 15.125
5. Oksana Chusovitina GER 15.000
6. Alina Kozich UKR 14.900
7. Anna Pavlova RUS 14.875
8. Marine Petit FRA 14.875


(fotos: gymbox e mysport.ro)

Jade é homenageada em Curitiba

Como eu havia antecipado aqui, a ginasta Jade Barbosa foi homenageada na última sexta-feira, 28 de Março, com o prêmio "MéritoEsportivo" na Câmara Municipal de Curitiba. A atleta foi indicada pelo vereador Mário Celso como reconhecimento pelos ótimos resultados alcançados por Jade em 2007.


Homenageada também foi a presidente da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Vicélia Florenzano, só que na Assembléia Legislativa de Curitiba. O deputado Ney Leprevost entregou a Vicélia o certificado de “Menção Honrosa” pelo trabalho realizado com o esporte na cidade. A presidente da CBG foi escolhida para a homenagem através de votos do público no site do deputado.


De acordo com o site da Confederação, "a sessão solene marcou os 315 anos de Curitiba e homenageou também outros grandes nomes da cidade em várias áreas".

segunda-feira, 31 de março de 2008

Guto e Ana em Cottbus

O site oficial do Turnier de Meister - etapa de Cottbus da Copa do Mundo - publicou a lista atualizada dos participantes da competição, que acontece entre os dias 11 e 13 de Abril na cidade alemã. Os nomes de Diego Hypólito e Khiuani Dias já foram substituídos. Diego se recupera de operação no joelho e Khiuani se recupera de lesão no braço. Luiz Augusto dos Anjos e Ana Cláudia Silva seram os novos integrantes da equipe brasileira.

Um dos grandes nomes do evento é o chinês Li Xiaopeng, campeão olímpico por equipes e nas barras paralelas em Sidney, Austrália, 2000, terceiro colocado nas paralelas em Atenas, 2004 e campeão mundial de salto, paralelas e equipe em Anaheim, 2003.
(foto: site oficial da competição)

quinta-feira, 27 de março de 2008

Banheiros, novo problema da China

O mais novo dilema dos organizadores da Olimpíada de Pequim está relacionado com as diferenças culturais entre ocidentais e asiáticos quando o assunto é a ida ao banheiro. O Parque Olímpico da capital chinesa ainda não está pronto, mas já passa por sua primeira reforma, para a instalação de vasos sanitários ao estilo ocidental.

Os três principais estádios da cidade haviam sido equipados com latrinas típicas chinesas - buracos no chão revestidos de porcelana, que exigem habilidade na posição de cócoras que muitos atletas e visitantes estrangeiros não possuem.

Depois de eventos testes nos estádios de natação e de ginástica, eles perceberam que os típicos ''toaletes de cócoras'' não agradavam aos ocidentais. A maioria dos banheiros chineses está sendo arrancada e substituída por vasos que permitem ao usuário sentar-se. Algumas latrinas já instaladas serão mantidas para atletas e espectadores locais.

O estilo chinês prevaleceu em quase todos os banheiros instalados no Estádio Olímpico (o Ninho de Pássaros), no Centro Aquático (Cubo D''Água) e no Estádio Indoor destinado às competições de ginástica, informou ontem Yao Hui, do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Pequim.

Os organizadores só perceberam que estavam diante de um potencial e delicado choque cultural depois que abriram as instalações já concluídas para eventos teste. ''Depois dos testes, recebemos várias sugestões e foram levantadas questões em relação aos toaletes'', disse o diretor, sem apresentar estimativa de custo para a substituição dos vasos. Em sua avaliação, a Olimpíada vai acelerar a transição de ''hábitos culturais'' chineses na direção de ''standards internacionais''.

O Cubo D'Água foi aberto para eventos teste em janeiro. O Estádio Indoor para ginástica começou a ser testado em novembro do ano passado. Principal estrela dos Jogos, o Ninho de Pássaros só ficará pronto em abril.
(fonte: Estadão Online)

segunda-feira, 24 de março de 2008

Diego passará por cirurgia no joelho

O ginasta Diego Hypolito será submetido a uma cirurgia nesta terça-feira, no Rio de Janeiro. O atleta, favorito ao ouro no solo nas Olimpíadas de Pequim, passará por uma artroscopia para corrigir uma lesão no menisco lateral do joelho direito. A operação não deverá atrapalhar a ida do brasileiro aos Jogos de 2008, já que a previsão inicial é de que ele fique apenas um mês de repouso.


Com isso, Diego não participará da etapa de Cottbus da Copa do Mundo, que acontece entre os dias 11 e 13 de Abril. Renato Araújo, técnico do atleta, revela que não há motivos para preocupação. "É melhor que isso tenha acontecido agora do que perto das Olimpíadas, temos tempo para a recuperação".

Código de Pontuação sofre mudanças

De acordo com novo release da Federação Internacional de Ginástica (FIG), mudanças no Código de Pontuação, a partir de 2009 "promoverão a natureza artística do esporte e garantirão a segurança durante os exercícios. Ginastas de todas as disciplinas deverão mostrar controle nos exercícios que realizam e a execução será favorecida". As alteraçãos foram decidias em reunião com membros da Federação em São Petersburgo, na Rússia

A partir do ano que vem, o Código de Pontuação feminino não exigirá mais os 10 elementos de dificuldade; apenas oito. Segundo a FIG, essa medida deve diminuir as séries e aumentar a carreira das ginastas. Já na ginástica masculina, o foco da mudança é na categoria juvenil que também passará a contar apenas os oito elementos mais difíceis, além de proibir elementos com chegada em rolamento e exercícios de braços flexionados nas paralelas.

Novos elementos serão incluídos na tabela de dificuldades, como o Ri Jong Song (duplo mortal com tripla pirueta) e Liukin (triplo de costas) no solo, e Cassina (Kolman estendido) e Shahan (Kovacs com uma pirueta e meia) na barra fixa.

Jade recebe homenagem em Curitiba

Segundo nota divulgada no site da Confederação Brasileira de Ginástica, a ginasta Jade Barbosa foi convidada pela Câmara Municipal de Curitiba - onde treina a seleção brasileira - a receber o prêmio “Mérito Esportivo”. Em função dos bons resultados obtidos em 2007, Jade participará de sessão solene para entrega da homenagem no dia 28 de março, às oito horas da noite.

Notícias relacionadas:

quarta-feira, 19 de março de 2008

RSF pede boicote na abertura dos Jogos de Pequim

Em mensagem endereçada a chefes de Estado, líderes de governo e integrantes de famílias reais, a organização Repórteres sem Fronteiras (RSF) pediu que as autoridades não compareçam à cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim, no dia 08/08. O boicote seria motivado pelo cerceamento à liberdade de expressão na China, bem como o desrespeito aos direitos humanos.

"A China não cumpriu nenhuma das promessas feitas em 2001, quando Pequim foi escolhida como sede. Em vez disso, o governo está esmagando os tibetanos. Políticos do mundo todo não podem ficar em silêncio diante disso. Um boicote geral dos Jogos não seria uma boa solução; seria injusto com os atletas. Mas é vergonhosa a ausência de demonstrações contra os abusos chineses", provoca a RSF, em trechos do comunicado que pode ser lido na íntegra em seu site.

Cerca de cem jornalistas, blogueiros e ciberdissidentes estão presos na China por manifestarem posições contrárias ao governo. A causa defendida pela organização já ganhou dois apoios de peso: o Príncipe Charles, do Reino Unido, e o Parlamento Europeu não pretendem ir ou ser representados na cerimônia.

(Texto retirado do Comunique-se)

terça-feira, 18 de março de 2008

Wild Cards Olímpicos vão para Iémen e Vietnã

As duas últimas vagas olímpicas destinadas à ginástica foram concedidas à ginasta vietnamita Thuong Di Thi Ngan e ao ginasta do Iémen Nashwan Al-Hazari. A escolha foi feita por uma comissão composta por membros do Comitê Olímpico Internacional, da Federação Internacional de Ginástica e outro da Associação de Comitês Olímpicos Nacionais.

Thuong, de 19 anos terminou na 110ª posição no último Campeonato Mundial em Sttutgart, na Alemanha. Já Al-Harazi competiu apenas cinco dos seis aparelhos em Sttutgart e terminou as classificatórias em 176º.

A Eslovênia havia organizado uma campanha a favor do ginasta Aljaz Pegan, quatro vezes medalhista em Mundiais. O ginasta era um dos favoritos à medalha em Pequim, já que havia terminado com a prata no último Mundial. O governo do México também havia se manifestado a favor da vaga para a ginasta Elsa Garcia, estrela local. Garcia não competiu na sua melhor forma em Sttutgart e sua colega Maricela Cantu conseguiu a única vaga do País.

O resultado foi longe do esperado e levanta uma questão: o que é mais justo? Dar a oportunidade de ginastas totalmente desconhecidos participarem do maior espetáculo do esporte mundial ou dar chance àqueles que estão entre os melhores do mundo mas que, em função de regras, não conseguiram se classificar através do pré-olímpico?


(fonte: intlgymnast)

Relacionadas:

* Cantu garante vaga para Pequim

* Comitê Olímpico Mexicano solicitará "wild card"

Amistoso define equipe alemã para Europeu 2008.

Em amistoso contra a equipe da Holanda (153.050), as ginastas alemãs levaram a melhor com 174.150 pontos. A competição, que aconteceu na cidade de Friedberg, Bavaria serviu também de seletiva para a equipe alemã que representará o país no próximo campeonato Europeu. A competição mais importante do continente acontece na França, entre os dia 3 e 6 de Abril, na cidade de Clermont-Ferrand.

A já veterana Katja Abel, da Alemanha, obteve a maior nota no individual geral e garantiu vaga na equipe. Anja Brinker participou da competição, mas não classificou para o Europeu por problemas de saúde. Kim Bui, apesar da segunda maior nota no individual geral também não integrará a equipe do Europeu porque a data da competição coincide com seus exames finais escolares.

A equipe alemã para o Campeonato Europeu será composta, então, por Jenny Brunner, Oksana Chusovitina, Marie-Sophie Hindermann e Joeline Möbius. A técnica principal da seleção da Alemanha, Ulla Koch, ficou feliz com a escolha da equipe e ressaltou as poucas falhas cometidas pelas atletas.

Outro amistoso que aconteceu essa semana foi entre França e Grã-Bretanha. A vitória foi para a primeira equipe, liderada pela nova estrela local Becky Downie. Elisabeth Tweddle, três vezes medalhista em Mundiais, não participou da competição.

Seguem abaixo os resultados desta competição:

Equipes:
1. FRA 229.300
2. GBR 227.500

Individual Geral:
01. Pauline Morel FRA 58.250
02. Becky Downie GBR 58.100
03. Laura Jones GBR 57.250
04. Laetitia Dugain FRA 56.700
05. Marine Petit FRA 56.550
05. Hannah Whelan GBR 56.550
07. Hannah Clowes GBR 56.250
08. Marissa King GBR 55.550
09. Cassy Vericel FRA 55.200
10. Melanie Roberts GBR 54.950
11. Rebecca Wing GBR 54.250
12. Hannah Freeman GBR 52.700

(fonte: intlgymnast)

quarta-feira, 12 de março de 2008

Ginástica ganha programa na NBC

A NBC Sports transmitirá um programa diário, com duas horas de duração, sobre a ginástica durante os Jogos Olímpicos de Pequim. O programa deve ir ao ar pelo canal a cabo Oxygen, todas as noites durante o evento. O programa apresentará “análises consistentes de experts e entrevistas exclusivas com os atletas, proporcionando aos espectadores a mais completa e compreensiva cobertura de um dos mais queridos esportes dos Jogos Olímpicos”, segundo press release da NBC.

O programa, que ainda não tem nome, cobrirá tanto as competições da ginástica artística quanto da rítmica. A cobertura completa dos Jogos Olímpicos estará disponível também na web, no NBCOlympics.com.

(fonte: insidegymnastics.com)

terça-feira, 11 de março de 2008

Mais ouros para Johnson!

A americana Shawn Johnson, atual campeã mundial do Individual Geral, ficou na frente da campeã mundial de 2006 na mesma categoria, a italiana Vanessa Ferrari, em amistoso que aconteceu no último sábado na cidade de Jesolo, na Itália. Johnson superou Ferrari em mais de um ponto, conseguindo as maiores notas da competição no salto, trave e solo e ajudou a equipe dos EUA a ganhar o ouro por equipes, na frente das italianas, espanholas e polonesas.

Outra americana, Samantha Peszek terminou na terceira colocação, seguida das italianas Lia Parolari e Carlotta Giovannini. Bridget Sloan dos EUA, que estava escalada para competir, se machucou no aquecimento e decidiu ficar de fora da disputa. Olivia Courtney a substituiu.

8 de Março de 2008, Jesolo, Itália
Equipes:
1. EUA - 179.05
2. ITA - 177.95
3. ESP - 151.05
4. POL - 150.10
Individual Geral:
1. Shawn Johnson EUA 61.700
2. Vanessa Ferrari ITA 60.100
3. Samantha Peszek EUA 59.050
4. Lia Parolari ITA 58.300
5. Carlotta Giovannini ITA 58.250
6. Chelsea Davis EUA 57.700
7. Lenika De Simone ESP 57.150
8. Francesca Benolli ITA 56.450
9. Olivia Courtney EUA 56.000
10. Monica Bergamelli ITA 55.500
11. Naomi Ruiz ESP 55.400
12. Sara Bradaschia ITA 54.400
13. Joanna Litewka POL 50.700
14. Gabriela Janik POL 50.350
15. Marta Pihan POL 49.650
(foto: Washington Post)

Diego Hypólito improvisa no treino para conquistar o ouro em Pequim 2008 (G1)

"Ginasta brasileiro usa a criatividade e o jeitinho brasileiro para adaptar seu tablado de treino as características dos que serão utilizados nas Olimpíadas"

(Fonte: G1)

quinta-feira, 6 de março de 2008

Doha World Cup, segunda dia

Teve fim, hoje, a primeira etapa da circuito de Copas do Mundo de 2008 (confira aqui mais sobre outras etapas). A etapa aconteceu em Doha, no Catar. Confira abaixo os resultados final do segundo dia de finais por aparelho.

Trave:

1 LINLIN Deng CHN 15.825
2 Hopfner-Hibbs Elyse CAN 15.425
3 Grebenkova Lyudmila RUS 15.025
4 YUYUAN Jiang CHN 14.825
5 Sajn Adela SLO 14.625
6 Pavlova Anna RUS 14.450
7 Mys Gaelle BEL 13.925
8 Whelan Hannah GBR 13.000

Solo feminino:

1 YUYUAN Jiang CHN 14.925
2 LINLIN Deng CHN 14.875
3 Pavlova Anna RUS 14.800
4 Goryunova Kristina RUS 14.700
5 Sanabria Sidney PUR 14.225
6 Chusovitina Oksana GER 14.200
7 Mys Gaelle BEL 14.075
8 Whelan Hannah GBR 13.050

Salto masculino:

1 Popescu, Daniel ROU 16.187
2 Okiguchi, Makoto JPN 16.037
3 Rivera, Luis PUR 16.000
4 Sender, David USA 15.950
5 Nakase, Takuya JPN 15.750
6 Vasilyev, Anatoly RUS 15.587
7 Selariu, Razvan ROU 15.550
8 Ha Thanh, Nguyen VIE 15.287

Paralelas:

1 ZHE Feng CHN 16.400
2 Petkovsek Mitja SLO 16.150
3 Cucherat Yann FRA 16.050
4 Tanaka Kazuhito JPN 15.925
5 WEIYANG Guo CHN 15.800
6 Khorokhordin Sergey RUS 15.450
7 Valeyev Ildar KAZ 15.125
8 Karbanenko Dimitri FRA 11.425

Barra fixa:

1 WEIYANG Guo CHN 15.950
2 Tomita Hiroyuki JPN 15.700
3 Rizzo Philippe AUS 15.650
4 Tanaka Kazuhito JPN 15.250
5 Khorokhordin Sergey RUS 15.175
6 Pegan Aljaz SLO 14.475
7 Wammes Jeffrey NED 14.250
8 Brez Marko CRO 14.175

Ginástica fará aclimatação em Tóquio

O Comitê Olímpico Brasileiro escolheu Macau como principal base de aclimatação dos atletas antes da Olimpíada. A cidade, que foi colonizada por portugueses, vai receber as equipes do atletismo e natação.

Equipes de outros esportes farão o processo de aclimatação em alguns dos principais centros de referência em suas respectivas modalidades, em países da Europa e Ásia. O processo de aclimatação é importantíssimo para os atletas que vão ter que superar o cansaço do fuso-horário de 11 horas entre Brasil e China.
A equipe de Ginástica Artística do Brasil deve chegar com antecedência à cidade de Tóquio, no Japão, onde ficará de 22/07 a 02/08. As competições da ginástica começam já no dia 09 de Agosto.

quarta-feira, 5 de março de 2008

Doha World Cup

Fiquei de postar os resultados da classificatória de ontem, mas o site oficial da competição simplesmente não funcionou. Os arquivos em .pdf estavam todos corrompidos. Ninguém tinha os resultados completos! Como não vale mais a pena postá-los, confira abaixo os resultados do primeiro dia de final, que foi hoje. Amanhã a SporTV transmite também o segundo dia, a partir das 10h. Ah! Fique de olho na He Kexin. Bela série de barras, mais do que candidata a ouro em Pequim.
Salto feminino:
1)Chusovitina, Oksana GER 14.962 (6.30/5.70)
2)Pavlova, Anna RUS 14.712 (5.80/5.60)
3)Linlin, Deng CHN 14.487 (5.80/5.00)
4)Bui, Kim GER 14.062 (5.40/5.00)
4)Boczogo, Durina HUN 14.062 (5.00/5.50)
6)Vanwalleghem, Aagje BEL 13.875 (5.50/5.20)
7)Brown, Alyssa CAN 13.787 (5.50/4.60)
Barras assimétricas:
1)KEXIN, He CHN (7.50) 16.550
2)YUYUAN, Jiang CHN (7.20) 15.825
3)Hopfner-Hibbs, Elyse CAN (6.70) 14.400
4)Vanwalleghem, Aagje BEL (6.00) 13.650
5)Pavlova, Anna RUS (5.60) 13.525
6)Grebenkova, Lyudmila RUS (6.20) 13.425
7)Bui, Kim GER (6.40) 12.675
8)Millousi, Vasiliki GRE (5.10) 12.200
Solo masculino:
1) Kosmidis, Eleftherios GRE 15.850
2) Okiguchi, Makoto JPN 15.775
3) Tomislav, Markovic CRO 15.500
4) Selariu, Razvan ROU 15.400
5) Rodriguez, Alexander PUR 15.100
6) Nakase, Takuya JPN 15.025
7) Bahlawan, Fadi SYR 14.675
8) Gogotov, Dmitriy RUS 14.625
Cavalo com alças:
1) Sellathurai, Prashanth AUS 6.60 16.075
2) HONGTAO, Zhang CHN 15.950
3) Keatings, Daniel GBR 15.650
4) Berki, Krisztian HUN 15.600
4) Popescu, Deniel ROU 15.600
6) Smith, Louis GBR 15.575
7) Seligman, Robert CRO 15.475
8) WEIYANG, Guo CHN 15.075
Argolas:
1) Van Gelder, Yuri NED 16.650
2) Georgallas, Irodotos CYP 16.250
3) Balandin, Aleksander RUS 16.125
4) Beny, Pierre-Yves FRA 16.050
5) Morandi, Matteo ITA 16.000
6) Eldariny, Walid EGY 15.675
7) Nakase, Takuya JPN 15.475
8) Pinheiro-Rodrigues, Danny FRA 14.850